5 Funções dos Drones na Agricultura
Conheça algumas funções dos drones na agricultura.
Não é de hoje que sabemos que os Veículos aéreos não tripulados (Vants), mais popularmente conhecidos como Drones vieram para ficar e revolucionar muitos processos.
A facilidade que ele trás ao homem do campo é inquestionável, esses equipamento remotamente pilotados vem otimizando cada vez mais os cultivos de diversas culturas e até mesmo ajudando a pecuária.
Como uma das empresas pioneiras no mercado de drones, a Super Importadora, através dessa matéria evidencia 5 funções dos vants que talvez você ainda não conheça, ou já conheça mas queira se aprofundar mais no assunto.
Os drones podem monitorar lavouras, aplicar insumos, guiar boiadas, fornecer previsão, além de promover sustentabilidade.
1- Monitorando lavouras
A telemetria foi um dos primeiros usos do drone para conhecer as características principais de uma
fazenda. Com o tempo, as imagens aéreas passaram a servir para monitorar a irrigação, desenvolvimento da lavoura, contagem de rebanho e plantas de forma simples e rápida.
2- Aplicação de Insumos
A partir do mapeamento aéreo, os drones melhoram a eficiência da aplicação de insumos para fertilizar o solo e controlar pragas e doenças nas lavouras, já que as ARPs permitem a pulverização com precisão e economia. Entre as vantagens, os pulverizadores agrícolas aéreos conseguem superar os obstáculos de terrenos acidentados, além de diminuir o amassamento e a exposição dos aplicadores com um custo bem menor do que o das aeronaves maiores.
3- Guia de Boiada
Além de contar os animais, os drones podem tocar a boiada sozinhos ou auxiliar o trabalhador, ampliando a capacidade de manejo do gado, sobretudo em propriedades maiores e de relevo acidentado, como montanhas e áreas alagadiças.
4- Previsão
As imagens aéreas produzidas por drones, aliadas aos dados de sensores espalhados pela fazenda, podem ajudar o agricultor a tomar decisões com antecedência e aproveitar as oportunidades do mercado. A ARP pode calcular a produtividade da lavoura, reduzir os custos com financiamento e estimar a quantidade de fertilizantes necessários para a próxima safra. Com essas informações, o produtor pode tomar decisões mais assertivas de compra e venda.
5- Promoção da Sustentabilidade
O uso de drones agrícolas permite que a propriedade seja mais sustentável, produzindo mais com menos recursos. Além da eficiência econômica, o Vant possibilita menor pulverização de insumos, reduzindo os riscos de contaminação do solo, da água, dos animais e dos vegetais. O equipamento contribui também com a sustentabilidade quando utilizado para o monitoramento do desmatamento, a localização de áreas degradadas e a identificação de focos de incêndio, mitigando os danos ambientais.
Essa são apenas algumas das funções que os drones podem ter para contribuir com sua propriedade, sendo atividade de lavoura ou pecuária. Saiba mais entrando em contato com a Super Importadora, queremos alavancar seu negócio. Agrobusiness, conte conosco!