Como funciona a arma que ficou famosa na posse do Presidente Lula?
Com um design futurista, de estilo rifle e tendo um objetivo de interceptar pequenas aeronaves, o DroneGun Tactical é uma arma que ficou famosa e virou um dos assuntos mais comentados na internet, quando fez sua aparição na posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Durante o evento que aconteceu no domingo (1), um dos agentes da Polícia Federal portava a arma e realizou o bloqueio da ação de um drone que sobrevoava sem permissão a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, pousando-o em um local seguro.
O equipamento foi desenvolvido na Austrália e identifica possíveis ameaças em até cinco tipos de radiofrequência, os quais são disparados fazendo com que o drone perca a comunicação com quem o opera.
Sua dinâmica de disparo é semelhante a outros tipos de armas e apesar do seu aspecto robusto, que gerou falatório nas redes sociais, pesa 7 Kg.
A arma anti-drone pode ser empregada para evitar desde uma eventual liberação de explosivos, até a derrubada de drones que fazem imagens não autorizadas.
No Brasil, o uso do DroneGun Tactical foi homologado em Setembro de 2021 pela Anatel, entretanto não pode ser adquirido por todos, pois uma vez que necessita de um treinamento específico, por isso o uso é restrito às forças de segurança.