Laboratório europeu desenvolve drones para construção 3D de edifícios
Em parceria com o Laboratório Federal de Ciência e Tecnologia de Materiais (Empa) da Suíça, os cientistas do Imperial College London, na Inglaterra, desenvolveram drones que conseguem reparar e construir estruturas em 3D enquanto voam.
O projeto também envolveu pesquisadores da Universidade de Bath, que alegam que os drones para construção foram projetados em inspiração às abelhas e vespas, que são construtores naturais.
Conhecidos como Aerial Additive Manufacturing (Aerial-AM), estes dispositivos trabalham cooperativamente a partir de um único projeto, adaptando suas técnicas à medida que avançam.
Para testar o projeto, os pesquisadores ensaiaram com quatro misturas semelhantes a cimento para os drones construírem.
Ao longo da construção, os drones avaliaram a geometria impressa em tempo real e adaptaram seu comportamento para garantir que atendessem as especificações de construção, com precisão de fabricação de cinco milímetros.
Mesmo sendo drones autônomos durante o voo, são monitorados por um controlador humano, a fim de fazer a verificação do progresso e intervenção se necessário.
Os pesquisadores acreditam que a impressão 3D em voo abre portas que levarão a fabricação e construção de edifícios em áreas de difícil acesso.