Drones na Agricultura: A tecnologia que está transformando o agro
A agricultura está em constante transformação e a forma de monitoramento das plantações sofreu grande impacto dos avanços tecnológicos. Por meio dos drones na agricultura, é possível supervisionar áreas, avaliar e apoiar a tomada de decisão quanto ao aperfeiçoamento do manejo de lavouras em propriedades rurais de qualquer escala de produção.
O uso de drones surgiu através da agricultura de precisão, em que uma das principais questões que a modernização do agronegócio busca resolver é a capacidade de produzir alimentos para uma população que não para de crescer, preservando a extensão de terras agricultáveis e, consequentemente, sem agredir o meio ambiente.
Os drones na agricultura são capazes de fotografar em alta precisão, permitindo a identificação de falhas no plantio, infestação de plantas daninhas, ataque de pragas, doenças nas plantas, excesso ou falha de irrigação, demarcação de áreas e pulverização em locais exatos.
Toda a versatilidade que as novas tecnologias do campo proporcionam, vem chamando a atenção dos produtores rurais.
Observa-se, portanto, que existe um nicho de mercado a ser explorado, porém com alguns pontos que devem ser aprimorados para o êxito da presença dos drones no campo, como melhorar a acessibilidade através de divulgação das empresas do segmento, consultoria e cursos aos agricultores e assistência técnica melhor distribuída pelo território brasileiro.