Agricultura de precisão: o que é? Como implementar?

Agricultura de precisão: o que é? Como implementar?

Os avanços tecnológicos na área da agricultura seguem impressionando profissionais ao redor do mundo. Afinal, entender e adaptar os negócios visando o aumento da produtividade é sempre uma boa ideia! Não é mesmo? Com essa intenção, surgiu a Agricultura de Precisão (AP), um dos vieses tecnológicos mais utilizados no agronegócio atualmente, com potencial de crescimento em diferentes setores.

Para te ajudar a entender o que é a agricultura de precisão e quais são as principais formas de utilizá-la, preparamos um compilado com informações indispensáveis sobre o assunto! Continue a leitura e entenda.

Afinal, o que é agricultura de precisão?

Para que tudo fique muito claro, vamos começar do início, dando nome aos bois. Chamamos de agricultura de precisão todo método de monitoramento agrícola de caráter tecnológico. Eles são utilizados para garantir maior assertividade nas inferências sobre as condições de cultivo das espécies e vão desde o uso de luzes especiais até o uso de drones.

Esse não é um assunto novo para especialistas brasileiros, já que desde a década de 90 temos registros da utilização de tecnologia de precisão no monitoramento das lavouras. No entanto, podemos afirmar que nos últimos anos a criação de novas ferramentas de medição está aquecendo ainda mais a discussão sobre a efetividade desse modelo agrícola.

É comum que os dados coletados por intermédio dessas ferramentas sejam parâmetros que norteiam uma possível implantação da automação agrícola. Além disso, eles costumam ficar disponíveis para análises que apontam quais são as ações necessárias para assegurar uma condição de cultivo de boa qualidade, indicando desde a aplicação de defensivos até fatores do monitoramento de pragas, por exemplo.

Com todos esses pontos em mente, fica fácil entender as razões que levam muitos profissionais a optarem pelo uso dessa tecnologia. Mas ainda existem algumas características que podem somar como vantagens da AP. Confira nossa lista com esses pontos de destaque:

É flexível e transita entre diversos setores da agricultura

Normalmente a agricultura de precisão é utilizada com facilidade em qualquer tipo de lavoura. Sendo assim, é bastante comum encontrarmos ferramentas altamente tecnológicas atuando em culturas de soja, cana, feijão, milho e até mesmo no monitoramento de cultivos da pecuária. Cada setor exige estudos específicos e pode apresentar diferentes níveis de dificuldade.

Possui inúmeras utilidades e áreas de atuação

Ao contrário do que muitos imaginam, a AP não é utilizada apenas para monitorar a aplicação de fertilizantes e produtos de combate às pragas. Ela também é bastante útil para auxiliar na identificação de possíveis falhas de plantio, além de coletar dados sobre doenças ainda durante o cultivo e apontar o nascimento de espécies que podem ser prejudiciais.

Oferece mais qualidade no monitoramento e gerenciamento das culturas

Uma das maiores dificuldades para alcançar o tão desejado aumento da produtividade é a ausência de meios de gerenciamento. Sem eles, é bem mais difícil mensurar perdas e ganhos nos campos. No entanto, utilizando a AP correta fica bem mais simples estabelecer objetivos e metas – afinal, um dos pilares dessa tecnologia é justamente compilar os dados, oferecendo novos pontos de vista.

É um grande fator de economia

O aumento da produtividade unido à diminuição do tempo investido resulta em economia. A lavoura acaba se tornando ainda mais sustentável, tanto em recursos físicos, quanto financeiros. A aplicação de insumos de forma mais direcionada também ajuda a diminuir os gastos. Além de todos esses benefícios, a AP ainda auxilia a prever possíveis problemas, o que permite uma atuação rápida e evita prejuízos.

Ferramentas essenciais na agricultura de precisão

Existem inúmeras formas de dar os primeiros passos para automatizar sua lavoura. Diversas ferramentas estão surgindo no mercado como boas opções, sendo assim, é interessante entender quais são os equipamentos mais comuns entre profissionais especializados nesse uso. Veja a baixo as principais ferramentas para quem deseja uma atuação mais precisa:

Drones na agricultura de precisão

Os drones fazem parte da lista de ferramentas essenciais por fornecerem dados de forma rápida e precisa. O uso desse tipo de ferramenta favorece o desenvolvimento de estratégias por parte do agricultor, já que ele consegue manejar as informações com mais facilidade. Um bom drone pode ser de grande ajuda em muitas áreas, por exemplo: na criação de modelos digitais de elevação, no descobrimento de infestação de pragas, em mapas de amostras de infestação de plantas daninhas, em mapas de biomassa e muitos outros.

Sistema de adubação de precisão

Esse é um dos principais métodos da redução dos custos com a aplicação de insumos. Utilizando um sistema você terá acesso a dados que ajudarão a determinar quais são as áreas que realmente precisam de adubação. Assim, desperdícios são evitados, o que acaba por baratear a produção.

Uso de sensores

Os dados obtidos por meio de tecnologias sensoriais capacitivas, mecânicas, localizadoras, ópticas e eletroquímicas são ideias para lavouras que precisam de monitoramento quase ininterrupto. Empresas como a DJI Drones possuem ferramentas com excelentes sensores, que entregam apenas o necessário para que você compreenda melhor sua lavoura.

Existem muitas outras ferramentas que poderiam ser citadas por aqui e pretendemos apresentá-las aos poucos, em nossos próximos conteúdos. Aqui na Super prezamos por te manter sempre bem informado, já que estamos constantemente atualizando nossas tecnologias também. Continue nos acompanhando para mergulhar ainda mais profundamente na Agricultura de Precisão e todo o universo que a envolve.

Até os próximo post!

Deixe seu comentário

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}