ANAC surpreende e autoriza drone eVTOL

ANAC surpreende e autoriza drone eVTOL

ANAC surpreende e autoriza Nauru 500C é um drone de 25kg, 100% brasileiro conectado à tecnologia 5G, que possui uma estrutura de carbono e fibra de vidro.

Sua asa fixa, permite que seja capaz de realizar voos com autonomia de até 4 horas e conta com um sistema de propulsão híbrido, com gasolina e bateria. 

Sua tecnologia eVTOL possibilita a realização de decolagens e pousos em locais confinados ou com infraestrutura reduzida, o que o torna um equipamento estratégico para órgãos de segurança pública, agências fiscalizadoras, entre outros. 

Seu payload pode ser configurado tanto com sensores de mapeamento ou sensores para operações ISR (Intelligence, Surveillance and Reconnaissance), que consistem em câmeras de vídeo embarcadas em um gimbal estabilizado, transmitindo imagens em tempo real tanto nas bandas RGB (espectro visível) quanto no termal (infravermelho).

A campanha de certificação do drone Nauru 500C durou três anos e contou com inúmeros ensaios de voo.

Além da tecnologia eVTOL, um dos grandes destaques do projeto autorizado pela ANAC foi a extensão do envelope de voos BVLOS (Beyond Visual Line of Sight), ou seja, além da visada do operador, para uma distância de 60 quilômetros.

Essa também foi uma autorização inédita da ANAC: até então, o recorde era de 30Km, obtido pelo modelo Echar 20D, igualmente desenvolvido e fabricado pela XMobots. 

Fundada em 2007, a XMobots produz drones asa fixa, multirrotores e híbridos, atendendo uma grande gama de mercados, incluindo o agrícola. É, atualmente, a maior do setor na América Latina e seu corpo de acionistas foi ganhando empresas de peso, como a mais recente, a Embraer.

Deixe seu comentário

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}