Drones no Brasil, saiba as tendências e o impacto no mercado
É notório que os drones no Brasil estão cada vez mais sendo utilizados, e a tendência é que estes estejam ainda mais presentes nos próximos anos. Com um investimento grande, por exemplo o agronegócio brasileiro, vem tendo uma utilização cada vez maior, sendo uma tecnologia que ao mesmo tempo substitui algumas máquinas e trabalhadores, ela é uma tecnologia que complementa dentro do agro brasileiro.
A procura por drones aumentou significativamente nos últimos anos por consequência de sua praticidade e diversas aplicações tanto pessoais como principalmente profissional e pelo uso profissional os drones vêm mexendo de forma significativa com a economia brasileira, tanto na venda e comercialização do produto em si, como nas funções e aplicações que os drones possuem, alavancando ainda mais os mercados subsequentes.
Projeção do mercado de drones no Brasil
Um dos setores que mais vem se beneficiando dessa tecnologia dos drones além dos já citados anteriormente é o setor agrícola, com a utilização de um conjunto de equipamentos, velhos métodos de serviços vêm sendo substituídos por novos processos.
Atualmente boa parte da agricultura vem sendo feita com o auxílio dos drones, atividades como mapear propriedades, acompanhar o desenvolvimento do plantio, descobrir pragas e pulverizar regiões infectadas com ervas daninhas. Esses serviços que antes ocupavam muito tempo e demandava grande quantidade de mão de obra foi substituído por um pequeno equipamento, que além de auxiliar na redução da mão de obra, exige profissionais capacitados para seu manuseio, ou seja, “aquele peão de fazenda” precisa aprender a lidar com o auxílio da tecnologia do drone em seu dia a dia.
Os profissionais precisam se capacitar cada vez mais para fazer uso dos novos equipamentos, a capacitação desses funcionários implica diretamente no surgimento de um novo mercado, é necessário que as empresas oferecem capacitação para o manuseio e utilização desses drones, pois eles não funcionam de forma independente e precisam ser controlados de forma remota por alguém capacitado.
Fato é que o agronegócio é a grande estrela da economia brasileira. Em 2022, o setor chegou a representar mais de 30% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo estudo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP
Esses números mostram que o setor é altamente competitivo e a busca por melhorar os processos com digitalização é uma necessidade. Nesse cenário, os drones agrícolas têm encontrado um campo fértil para crescimento.
O impacto do mercado de drones no mercado brasileiro
O mercado dos drones no Brasil em alguns setores como o agronegócio já está se consolidando dentro do nicho, mas em algumas outras indústrias, o mercado de drones ainda está engatinhando e isso faz com que tenha muito espaço para se expandir. Com tudo isso, diversos empresários já investem em drones a muito tempo e já inseriram o drone em seus comandos e atividades, enquanto alguns empresários enxergam como um investimento a ser feito, outros empresários já tem o posicionamento que o drone é uma despesa e não conseguem ver como deveria ser visto que é um investimento incerto. Mas aquela empresa que aproveita e procura investir nos drones sai na frente oferecendo vantagens sobre seus concorrentes.
A projeção de crescimento da economia dentro do mercado dos drones é de dobrar de tamanho a cada ano, segundo estudo realizado pela USP, que projeta não somente aumentar a venda, mas também a puxar uma nova economia que vem crescendo que é o setor de prestação de serviços com drones, antes a compra do drone era o caminho agora contratar um piloto profissional capacitado para atuar nas diversas atividades está no radar e nas contas feitas pelas empresas.