Empresa americana fabrica “Aço Sustentável“ para indústria eólica offshore
A empresa americana Nucor, é a maior produtora de aço dos EUA e o maior reciclador de sucatas da América do Norte, anunciou que fabricará chapas de aço sustentáveis especialmente para a indústria eólica offshore dos EUA.
Offshore é um termo da língua inglesa e que significa “afastado da costa”, na tradução para o português. Em termos financeiros, é designada por offshore uma empresa que tem a sua contabilidade num país distinto daquele (s) onde exerce a sua atividade.
Em vez de usar eletricidade para fazer ventar, como um ventilador, as turbinas eólicas usam o vento para produzir eletricidade. O vento gira as pás, que giram um eixo, que se liga a um gerador, produzindo eletricidade. O gerador são basicamente dois ímãs que, ao girar um sobre o outro, produzem carga elétrica.
Com a inovação do produto a empresa espera ter sucesso no mercado e o novo produto de chapa de aço sustentável da Nucor para o setor eólico offshore é chamado de Elcyon. A empresa americana diz não apenas que é a “placa de aço mais sustentável do mundo”, mas também que é a única chapa de aço em tamanhos de vento offshore que é derretida e fabricada nos EUA
Elcyon é a primeira chapa de aço do mundo para aplicações eólicas offshore feita usando a tecnologia de forno elétrico a arco (EAF), com um conteúdo reciclado superior a 90% e emissões de gases de efeito estufa 1/5 da média global de alto-forno.
Atualmente, existem mais de 800 parques eólicos em funcionamento no Brasil. Os grandes investimentos ocorreram devido à possibilidade de gerar bastante energia com investimentos acessíveis. Sendo assim, para instalar uma única torre eólica, o custo está entre 4 a 5 milhões de reais
A fabricação da Elcyon feita pela empresa americana Nucor foi realizada na nova siderúrgica, um investimento de US$1,7 bilhão da empresa em Brandenburg, Kentucky, que produziu sua primeira chapa em dezembro de 2022.
Os US$ 300 bilhões da Lei de Redução da Inflação do governo Biden para o desenvolvimento de energia limpa apoiarão a meta de construir 30 gigawatts de energia eólica offshore até 2030, o que, por sua vez, pode resultar em cerca de 7,5 milhões de toneladas de demanda adicional de aço, de acordo com a Nucor.