Indústria 4.0 e Economia Verde obriga modernização das empresas
A indústria 4.0 vem mexendo com os empresários e fazendo todo o mercado da indústria se mexer, com isso o empresário vem buscando um posicionamento e uma reestruturação na forma de pensar e se posicionar no mercado, que cada vez mais exigente com o cuidado ambiental e de bem-estar, com a nova “moda” a economia verde.
Aumento de eficiência e produtividade por meio da automação de processos. Simplificação de processos. Otimização da linha de produção e das rotinas de manutenção. Identificação automática de oportunidades de melhoria por meio da análise de dados de componentes inteligentes
Economia verde é um modelo de economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz os riscos ambientais e a escassez ecológica, ou seja, o conceito propõe tornar a economia que temos hoje em um modelo mais sustentável, com mais inclusão social, eficiência no uso de recursos naturais, com consumo consciente, de baixo carbono, entre outras medidas que ajudem a valorizar o meio ambiente.
O ministro Geraldo Alckmin, afirma a participação da SUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus) na reestruturação e modernização da indústria, levando para a indústria 4.0 e a economia verde.
Quando pensamos no quesito da implantação da indústria 4.0, a Zona Franca de Manaus, pode ser protagonista, esta leitura foi feita pelo presidente-executivo do Centro da Indústria do Estado do Amazonas. O dirigente lembra que, ao longo do processo de transição governamental, havia dúvida em relação ao destino da Suframa.
Uma nomeação de presidente para a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), pode ajudar a resolver e dar andamento no projeto da indústria 4.0 e na economia verde, com um novo indicado as conversas podem ser abertas, diz Lúcio Flávio. Apesar de ter muitos cotados para o cargo de presidente da Suframa, ainda são só especulações em torno do cargo, pois escolher uma pessoa que assuma e tenha o conhecimento necessário.
Para que os trabalhos continuem, uma lista de pauta na segurança jurídica para empresas estabelecidas e novos interessados em investir no polo de desenvolvimento de Manaus. Novamente vários temas pautam a Suframa, a indústria 4.0, investimentos para a infraestrutura na Zona Franca de Manaus e no desenvolvimento. Achar alternativas para as indústrias que sofreram impacto pelo IPI, tiveram sua vantagem competitiva diminuída.