Inteligência artificial como auxiliar no agronegócio
Segundo dados da Organização Mundial das Nações Unidas, a população mundial irá crescer em 2 bilhões de pessoas até 2050, o que gera uma necessidade de aumento de 60% na produção de alimentos.
Sendo assim, a inteligência artificial é uma tecnologia importante para se investir e conhecer no mundo do agronegócio.
Muitas startups utilizam o poder da inteligência artificial em prol da humanidade, com foco na agricultura.
Até logo ervas daninhas
A startup Greeneye, de Tel Aviv, desenvolveu pulverizadores inteligentes acionados por inteligência artificial, que eliminam com precisão (e na dose certa) as ervas daninhas de plantações.
Isso pode gerar uma redução de até 90% no uso de produtos químicos e herbicidas, assim como evitar a contaminação da água e do solo.
Podemos citar um outro uso inteligente da inteligência artificial, é a captura de imagens que geram diversos tipos de dados como avaliação dos frutos das árvores, um a um, realizar estimativas de safra e detecção de doenças. Tudo isso de forma automática.
Os dados fornecidos pela ferramenta podem ser utilizados em tempo real e ajudam a evitar falhas, realizar de forma mais eficiente o replantio e contabilizar as perdas.
Com essas informações em mãos, o produtor pode tomar decisões mais assertivas e evitar futuros problemas, que anteriormente ou sem o uso da inteligência artificial, não seria possível. Isso gera economia e uma produção maior e mais eficaz.