Mercado de drones agrícolas: a agricultura torna-se futurista
Mercado de drones agrícolas? Parece um pouco exagerado, mas acredite ou não, eles estão se mostrando muito úteis para os agricultores monitorarem suas propriedades.
Além disso, com drones encontrando aplicação em um número extraordinário de campos, a ideia não soa bem.
A verdadeira questão, porém, é: as regras federais apoiam ou prejudicam o crescimento dessa indústria? Isso é algo que teremos que esperar para ver.
Onde os drones se encaixam no setor agrícola?
Um drone agrícola é um veículo aéreo não tripulado (UAV), que pode ser usado para monitorar o crescimento das culturas e ajudar no aumento da produção agrícola. A eficiência da fazenda pode muito bem ser melhorada usando esta tecnologia.
Graças a eles, os agricultores estão usando métodos de alta precisão para capturar imagens aéreas. Drones podem ajudar os agricultores a rastrear seus campos e gado, o que pode prevenir doenças.
Os drones agrícolas fornecem informações sobre solo, frutas, colheitas e ervas daninhas. Esses dispositivos auxiliam no reconhecimento de culturas e alertam os usuários para tomar as decisões corretas sobre pesticidas e fertilizantes.
Isso pode ajudar os agricultores a aumentar seu rendimento agrícola sem nenhum dano ecológico ou desperdício. Além disso, os desenvolvedores estão trabalhando com o governo para rastrear e prevenir atividades ilegais como caça furtiva, extração de madeira e desmatamento.
Como funciona a tecnologia de drones agrícolas?
Os drones são equipados com sensores e bons recursos de imagem. Alguns até possuem sensores infravermelhos térmicos para melhor monitoramento. Os sistemas de drones agrícolas consistem em hardware, sensores e software.
Eles capturam imagens de alta resolução mesmo em climas nublados. Esses drones são capazes de fornecer uma visão panorâmica do campo, o que ajuda os agricultores a obter uma visão completa.
Problemas como infecções por fungos e pragas, variações do solo e problemas de irrigação, para citar alguns, podem ser identificados usando essa tecnologia.
Novas tecnologias, como software de planejamento de voo, permitem que os usuários definam rotas de voo, permitindo uma melhor cobertura terrestre.
Os drones agrícolas clicam em fotos com suas câmeras especiais com sensor de luz. Depois que esses drones pousam, seu software permite que os usuários agrupam e combinem fotos georreferenciadas, permitindo um monitoramento otimizado.
Os drones podem fornecer atualizações periódicas ao agricultor sobre as colheitas, o que os ajuda a determinar o curso de ação futuro.
Drones Agrícolas – Aspectos do Mercado
Os drones agrícolas receberam muito apoio da comunidade agrícola, pois realizam uma série de atividades que ajudam a aumentar a produção e o rendimento das culturas. Isso ajudou os fabricantes a investir na tecnologia. Alguns dos principais fatores que impulsionam o mercado Drone agrícola são:
- Houve um aumento da presença de automação na agricultura e na pecuária, o que apresenta boas oportunidades de crescimento para esses drones.
- Espera-se que os avanços feitos na agricultura de precisão, juntamente com as inovações no espaço de mapeamento GPS, impulsionem o crescimento futuro do mercado de drones agrícolas.
- Os drones tornaram mais fácil para os agricultores entender suas colheitas e técnicas de irrigação, aumentando potencialmente sua demanda na comunidade agrícola. Por meio dessa tecnologia, os agricultores podem implementar sistemas inteligentes de integração e gerenciamento de pesticidas.
- Também se espera que políticas regulatórias favoráveis do governo ajudem organizações grandes e pequenas a deixar uma marca no setor.
- Drones agrícolas que foram projetados para pulverizar plantações também mostraram eficiência, pois pulverizam a quantidade adequada do líquido necessário uniformemente sobre eles. Novamente, isso é um driver de mercado em potencial.
- A escalada de investimentos por empresas de risco provavelmente impulsionará o mercado nos próximos anos.
No entanto, os drones agrícolas têm seus problemas. Um dos problemas comuns é o alcance e o tempo do voo do drone, que pode se tornar um problema no caso de grandes fazendas e campos.
O custo inicial de compra também é bastante alto, o que pode representar novamente um obstáculo ao crescimento do mercado.
A conectividade e as condições climáticas também precisam ser favoráveis, caso o usuário precise de eficiência nos resultados.
Há também a questão da interferência no espaço aéreo, que pode apresentar desafios legais para os agricultores. Todos esses fatores podem prejudicar o crescimento do mercado.