Movimento Greenpeace x Agronegócio: Quem vence?
O Greenpeace voltou a atacar o agronegócio. Em 21 de novembro, a página do movimento ambientalista no Instagram divulgou uma charge com críticas ao projeto de lei (PL) dos defensivos agrícolas. Segundo o grupo de esquerda, trata-se de um “PL do veneno”, que vai prejudicar a saúde da população.
Na imagem publicada pelo Greenpeace, é possível ver uma mãe consolando seu filho com a camisa da Seleção, enquanto observa torcedores de outros países assistindo à Copa. O menino pergunta: “É verdade que nós comemos veneno e eles não?”. Adiante, a publicação informa que “a quantidade de veneno é tanta que até os alimentos que o Brasil exporta para esses países podem conter resíduos tóxicos”.
A Câmara dos Deputados aprovou um PL que modifica a legislação sobre defensivos agrícolas. A proposta tem três objetivos principais: acelerar os processos de registro dos produtos, que levam em média oito anos para serem concluídos; reduzir os custos envolvidos na pesquisa e no desenvolvimento dos insumos agrícolas; e alterar o termo agrotóxicos, estabelecido na Constituição Federal, para pesticidas.