MP combate a entrega de drogas e celulares com drones na penitenciária de Rio Grande
Foi realizada uma operação do Ministério Público (MP) em quatro pavilhões da Penitenciária Estadual de Rio Grande (Perg).
São cumpridos 58 mandados de busca e apreensão, a fim de recolher armas, munições, celulares, dinheiro, drogas, documentos e anotações.
A operação busca combater o “delivery aéreo” de drogas e celulares para o interior da unidade prisional. Conforme o MP, criminosos de uma facção do município faziam entregas com drones.
A investigação iniciou há três meses e identificou que a organização criminosa utilizava os equipamentos para levar celulares, carregadores e drogas para a Perg.
Cada entrega, de acordo com o MP, tinha um custo operacional que poderia chegar a R$ 100 mil. As ações seriam financiadas pela facção.
Em outubro de 2022, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de R$ 110 mil em materiais que seriam utilizados em uma dessas entregas.
A ação aconteceu na BR-392, próximo da Perg. Entre os materiais apreendidos estavam dois quilos de cocaína, 1,8 quilo de maconha, três celulares, carregadores, fones de ouvido e um drone.
Para o MP, as entregas estão associadas ao tráfico dentro e fora da penitenciária e viabilizam o contato de apenados com o exterior, inclusive para ordenar crimes em Rio Grande.