Tendências agrícolas para 2023 envolvendo tecnologia
Atrelado ao cenário otimista — produção de 288,1 milhões de toneladas de grãos segundo o IBGE e crescimento do PIB na ordem de 10,9%, dados do Ipea — o desenvolvimento de tecnologia segue a todo vapor.
Com soluções que vão desde piloto automático, monitoramento de colheita e uso de drones, até ferramentas de planejamento e análise de resultados, a tecnologia tem revolucionado a maneira como se produz.
Confira algumas tendências para o ano de 2023:
Tecnologias de detecção por imagem, como voos rápidos por drone em grandes áreas, que identifica de forma automática as falhas na lavoura, permitindo um processamento mais complexo e avançado de dados.
Elementos de automação plena, isto é, máquinas totalmente independentes.
Outra área que deve receber atenção em 2023 é o monitoramento remoto. Por meio de salas de controle ou pelo uso de dispositivos móveis, como tablets ou celulares, é possível coordenar as operações de forma mais eficiente.
Em 2023, os produtores devem investir cada vez mais em tecnologia, já que é possível manter uma melhor sincronização de todos os equipamentos e máquinas e resolver os problemas de maneira muito mais rápida e precisa.